Intersexo
A obra trata do binarismo de gênero, mais especificamente da situação de pessoas denominadas "hermafroditas", mas com nomenclatura ideal de intersexos. A obra explica a problemática por meio de artigos mencionando vários aspectos que interferem nas escolhas dessas pessoas no dia a dia.
Estrutura: artigos escritos por diversos autores dividido por temáticas: Aspectos Jurídicos, Aspectos internacionais, Aspectos Médicos, Aspectos Psicológicos, Aspectos Sociais, Aspectos Culturais. Ao final anexo do CFM 1664/2003).
Nota explicativa por Drauzio Varella.
Opinião do editor: obra que traz humanidade aos aspectos temáticos citados. Descreve as dificuldades travadas no dia a dia do intersexo. Mostra que nem sempre o que a sociedade impõe é o que realmente o intersexo deseja. Leitura recomendada para todo o púnlico em geral. Autoria Coord. Maria Berenice Dias
E se não tiver o que escolher?, por Luciana Fim Wickert
A experiência da intersexualidade coloca questões éticas a todos. Contribuir para esta obra, que reúne diferentes áreas do conhecimento, reitera o meu compromisso com a construção de um mundo melhor.
O artigo que desenvolvi propõe a discussão da experiência dos pais no cuidado dos filhos intersexo. Transcrevo dois trechos: "Quando nasce um bebê intersex, os pais são catapultados para uma realidade que envolve dúvidas, procedimentos médicos, novas palavras, silêncio social e necessidade de ações. Toda decisão tem consequência. A premência desta constatação age na construção da parentalidade". (p. 462) "Entendo que a notícia da intersexualidade antecipa questões. Não é pouco desestabilizador se perguntar sobre como será a vidasexual de seu bebê. Não há tempo para o processamento da experiência. A medicina oferece possíveis soluções. Mas serão essas as decisões a serem sustentadas?" (p. 464)
Boa leitura!
O livro está disponível em diversas livrarias.
Ao lado, você tem cupom de desconto para aquisição na Revista dos Tribunais.
