Dicas de terça
O que é lugar de fala?, de Djamila Ribeiro
Na semana em que uma advogada negra foi algemada no exercício da sua profissão, a dica não poderia deixar de ser o livro O que é lugar de fala?, de Djamila Ribeiro. Por que ler esta obra? Porque discutir feminismo, racismo e luta por igualdade é ação prioritária para uma sociedade justa. Ribeiro analisa a importância da materialidade na existência, enfatizando que o feminismo não pode ser tomado como um universal. Assim, é preciso colocar nesta pauta, a articulação de raça, sexualidade e classe social, visto que o "o não reconhecimento de que partimos de lugares diferentes, posto que experienciamos gênero de um modo diferente, leva a legitimização de um discurso excludente, pois não viabiliza outras formas de ser mulher no mundo." (Ribeiro, 2017, p.53).
Concordo com Djamila que pensar sobre o lugar de fala é uma postura ética, "pois saber o lugar de onde falamos é fundamental para pensarmos as hierarquias, as questões de desigualdade, pobreza, racismo e sexismo" (Rosane Borges in Ribeiro, 2017, p. 86).
Construímos novas realidades quando colocamos em xeque os saberes instituídos, os preconceitos e nos pomos a engendrar novos mundos.
Fica a dica!
Luciana
